Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio Jean Jacques Rousseau é baseada no sociointeracionismo. Desta forma, o conhecimento não é transmitido do professor ao aluno, mas sim construído a partir da interação entre eles. O aluno participa ativamente de sua aprendizagem através da mediação do professor, que sistematiza o processo de aquisição de novos conhecimentos pelo aluno. Com seu foco principal no desenvolvimento das habilidades intelectuais, emocionais e motoras de que o aluno precisa para produzir conhecimentos. Buscando adquirir a autoconfiança, no aproveitamento do potencial de cada aluno. Aliada a essa proposta pedagógica, o Colégio Jean Jacques Rousseau também se compromete a oferecer uma formação ética e humanista, baseada em valores como o respeito mútuo, a boa convivência e a responsabilidade através da  Educação Cristã, que estabelece a parceria entre o lar e a escola. Esses precisam concordar para andarem juntos. Acreditamos que os princípios da Palavra de Deus são a base para toda a educação, assim, ela deve formar e edificar o caráter do aluno, e o professor deve esmerar-se no ensino, na organização e na disciplina da rotina profissional. Os alunos devem ser despertados a amar a sabedoria e o conhecimento. A educação deve contemplar o desenvolvimento do aluno nos aspectos psicossocial, intelectual e espiritual. Cremos que os valores universais como: amor, respeito, solidariedade, justiça, amizade, lealdade e honestidade, devem ser ensinados através do exemplo. Toda educação deve ser baseada na reflexão, discussão, observação e participação do aluno, desafiando-o à prática. Autonomia e liberdade de expressão; devem ser desenvolvidos no lar e na escola.