Porque escolher a Jean Jacques Rousseau?

O Colégio Jean Jaques Rousseau trabalha com métodos educacionais baseados na educação por Princípios Biblicos desenvolvendo o raciocínio apartir dos fundamentos bíliblicos identificados em cada assunto do currículo escolar. Esta abordagem educacional tem demonstrado resultados no aprimoramento acadêmico e do caráter dos educandos, formando cidadãos com uma visão a luz da palavra de Deus.

O movimento das Escolas Cristãs esta crescendo em grande velocidade. "Educar para transformar Vidas" é a filosofia destas instituições que tem no seu modelo de Curriculo Escolar a Bíblia como livro prinicpal para a elaboração do mesmo.

Sete princípios biblicos foram adotados no sistema educacional. Eles respondem diretamente a necessidade de aplicarmos principios bíblicos a todas as áreas de nossa vida , especialmente na esfera do governo e sociedade. São eles:

• O princípio da Soberania: Deus soberano, governador absoluto sobre tudo.
  • O princípio da Individualidade:  Deus não coletivisa Sua criação. Cada coisa foi criada de forma diferante e com um propósito. Devemos amar e respeitar as pessoas como elas são.
  • O princípio do Domínio Próprio: A capacidade de fazer as escolhas certas e de restringir-se intensamente, resistindo ao pecado e submetendo-se ao Deus de amor.
  • O princípio do Caráter: Deus deseja que Sua imagem seja formada no homem, expressando Sua glória. Obediência, honestidade, respeito, honrra, amor, compaixão, verdade,  são algumas marcas deste princípio.
  • O princípio da Mordomia: Deus como proprietário de todas as coisas deu ao homem a responsabilidade de adminstrar tanto seus recursos internos como as coisas materiais externas.
  • O princípio da Semeadura e Colheita: Deus ensina que o home colhe aquilo que semeia, que ha causa e efeito para tudo que se passa ao nosso redor e consco.
  • Princípio da União: Devemos compartilhar e viver em união e harmonia com o próximo.

O Currículo Escolar de uma Escola por Princípios Blíblicos desenvolve a integridade do aluno para cumprir plenamente sua vocação. Pricípio no contexto de educação refere-se a um padrão de pensamento. Dessa forma, o professor deve enfocar o "coração", o núcleo do assunto e cultivar o coração do estudante formamdno o seu caráter semelhante ao de Deus.

O momento em que o aluno relaciona os Princípios Bíblicos é unico e fundamental para a quisição de seu conhecimento. Ele deve perguntar: O que este assunto tem a ver com minha vida, minha cidade, país, presente e com o futuro de minha nação?

Quando o educanco exercita estes questionamentos e reflexões, faz com que o conhecimento se torne algo atual, vivo, atraente, prazeroso. Assim busca´se uma aprendizagem que tenha valor quando utilizada para servir a comunidade, a cidade e o próximo.